JOGO DO CORAÇÃO

A melhor atividade está contida no peito.
Bate forte como as muitas ondas, debatem as rochas.
Pula por cima dos desejos, corre devagar no amor.
Joga para valer com a vida.
Não perde nenhuma, só cansa quando é maltrado.
Agora, onde descobrirei uma nova emoção?
Todas as peças do esporte se esgotou.
As veias da infinita comoção, atraiu as poucas seguranças da paz.
E não vá dizer que é coisa do destino.
Tudo na vida é um jogo, onde se cruza as sortes.
Lançam-se os sonhos na pista das alternativas.
O coração faz um exercício bem comodista. (Jeremias Silva)

sábado, 31 de maio de 2014

Análise do poema "O cais", de Mário Quintana


O Cais, de Mário Quintana

Naquele nevoeiro
Profundo profundo...
Amigo ou amiga,

Quem é que me espera?
Quem é que me espera,
Que ainda me ama,
Parado na beira
Do cais do Outro Mundo?

Amigo ou amiga
Que olhe tão fundo
Que olhe tão fundo em meus olhos
E nada me diga...

Que rosto esquecido...
Ou radiante face
Puro sorriso
De algum novo amor?

(Mário Quintana. O cais. In:______. O Aprendiz de Feiticeiro. São Paulo: Globo).

O título do poema é sugestivo o cais, representando o lugar de embarque do encontro entre o eu-lírico e a pessoa amada.
A situação apresenta pelo eu-lírico no poema é o seu encontro com alguém, possivelmente, o espera em um cais de porto.
Observemos as expressões "profundo profundo" e "tão fundo tão fundo" que referem-se ao nevoeiro e ao olhar do amigo ou amiga, respectivamente. Isto dá um tom mais lírico e realça a ideia de profundidade por meio de repetição, como um eco.
No texto, a conjunção "ou" aparece duas vezes. A sua relação com contexto do poema é que ela foi empregada para indicar duas situações: a primeira "Amigo ou amiga" refere-se à possibilidade de ser um amigo ou amiga à espera do eu-lírico no cais; a segunda "... Ou radiante face" à possibilidade de a pessoa que o eu-lírico espera encontrar estar inexpressiva ou alegre.

6 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  2. Qual é a situação apresentada pelo eufórico no poema

    ResponderExcluir
  3. Qual é a situação apresentada pelo eu lirico no poema?

    ResponderExcluir